Sabemos bem que a rotina do gerente de operações não é nada fácil. Afinal, ele é o responsável por manter a meta da empresa, as estratégias traçadas e o trabalho desenvolvido completamente alinhados. E, para exercer essa função, enfrenta uma série de desafios. Seja na hora de identificar um erro e encontrar uma solução ou quando precisa conseguir fornecedores confiáveis para otimizar processos.

Bom, essa realidade você já conhece bem, não é mesmo? Por isso, nosso objetivo com este conteúdo é apresentar formas de encarar esse dia a dia de forma efetiva e sem maiores adversidades. Aprenda como ganhar a confiança dos gestores, colaboradores, saiba identificar erros, encontrar soluções e entenda como a terceirização é uma ótima maneira de otimização. Acompanhe!

Entenda como o gerente de operações pode ganhar autoridade

Vamos supor que, atualmente, a limpeza da fábrica e dos escritórios do seu local de trabalho aconteça todos os dias pela manhã. Porém, o gerente de operações identificou que fará mais sentido se ele for realizado à noite. Visto que o número de pessoas na produção é menor e os escritórios estão vazios. Ou seja, essa atividade essencial é feita mais rapidamente e sem prejudicar a produtividade.

Parece uma boa decisão, certo? Porém, essas mudanças nem sempre são aceitas facilmente pelos funcionários. Podem existir pessoas que não concordem com o horário e outros gestores talvez não entendam a decisão. Portanto, um dos desafios que esse profissional enfrenta é ser realmente ouvido pelos colegas e líderes. Ele precisa ganhar autoridade e autonomia para sugerir e implementar as transformações.

Para diminuir essa resistência, é fundamental deixar claro que seu objetivo é melhorar a realidade de todos. Mostre como você quer ajudá-los a atingir as metas, que deseja ouvir as opiniões e, inclusive, ofereça treinamentos que sejam necessários para ajudar nas melhorias. Ainda, é interessante apresentar dados para fundamentar as suas escolhas.

Saiba como enfrentar dois dos principais desafios do gerente de operações: identificar erros e implementar mudanças

Se você já ganhou a confiança do restante da equipe, ficará mais fácil colocar as novas ideias em prática. Entretanto, antes disso, é preciso saber identificar onde existem erros e oportunidades de aperfeiçoamento. Além, é claro, de descobrir como realizar essas alterações de forma assertiva e ágil.

O primeiro passo é desenvolver um diagnóstico de cada área do negócio. Entenda a situação atual, quais são as necessidades, o que já funciona e ouça não apenas os gestores, mas os times como um todo. Depois, inicie a parte de planejamento. Ou seja, essa é a hora de destacar as falhas e informar as soluções que serão testadas para resolvê-las.

Nessa etapa, é ideal que cada membro da equipe saiba qual é o seu papel para o objetivo principal da empresa. E é responsabilidade do gerente de operações, junto ao líder direto daquele colaborador, definir e comunicar essa função.

A fase seguinte trata-se de uma das mais difíceis: implementar o que foi desenhado. Para executá-la, é necessário conquistar o engajamento das equipes e monitorar de perto as mudanças. Normalmente, o começo pode ser mais desafiador, já que precisa de adaptação de todos os envolvidos. Mas, com o tempo, cada um entenderá sua missão dentro dos processos e as tarefas se tornarão mais simples.

Lembre-se de ter consistência nas decisões ao invés de ficar mudando de ideia o tempo inteiro, afinal pode deixar os funcionários confusos. Aprenda a ter paciência até enxergar os resultados e driblar a burocracia, principalmente em grandes organizações. E, por fim, saiba lidar com opiniões opostas às suas mudanças. É preciso entender que, se as transformações não funcionarem, você fez um teste e existem milhares de outras formas de atingir o resultado.

Descubra como a terceirização pode ser benéfica para o gerente de operações

Imagine que você, como gerente de operações, identifica que a produção possui um alto custo com falhas dos equipamentos. Esses erros acontecem, na maioria das vezes, durante o expediente. Por isso, além de gerar despesas de peças e substituições de máquinas, também atrasa as entregas ao consumidor final.

Como resolver essa situação? Chamar um colaborador que saiba consertar o equipamento? Procurar um especialista na internet? Esse é um ótimo exemplo de quando a terceirização de serviços, como de facilities, é mais produtiva do que ter a mão de obra interna.

Afinal, dificilmente um funcionário saberá consertar o aparelho. E, se souber, ainda assim, deixará de realizar sua própria função para resolver essa. Encontrar profissionais autônomos, você já deve saber, causa um certo transtorno. São frequentes os receios de serem mal-intencionados, não oferecerem qualidade ou, até mesmo, não ter agenda para realizar o atendimento.

Portanto, contratar uma parceira que está à disposição para resolver essas falhas imediatamente é o cenário mais efetivo. Sem contar que a EQS Engenharia, por exemplo, também disponibiliza manutenções preventivas que evitam esse tipo de complicação.

Assim, essa é uma maneira de reduzir o impacto de uma das situações mais desafiadoras do gerente de operações. Para saber mais sobre o assunto leia nosso outro conteúdo que explica por que contratar uma empresa para gestão de facilitiesConfira!

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