Você já imaginou tudo que acontece em uma empresa para que o core business, ou seja, as atividades-fim, sejam executadas com sucesso? Limpeza, climatização, manutenção predial e treinamentos de incêndio são alguns dos exemplos. Afinal, fica quase impossível ser produtivo no calor, em um ambiente sujo ou em um edifício com muitos andares onde o elevador não funciona. Sem contar que, sem preparação para acidentes com fogo, os colaboradores correm riscos graves. A gestão de facilities, foco deste conteúdo, é responsável por administrar todas essas atividades e garantir uma revisão eficiente da infraestrutura.

Investir nesse serviço para o dia a dia de uma empresa é positivo por inúmeros motivos. Abaixo, explicaremos melhor sobre ele e mostraremos seus principais benefícios. Confira!

O que é gestão de facilities e qual a sua importância?

O termo facilities surgiu do inglês facility, que pode significar facilidade, instalação ou habilidade, de acordo com o contexto em que é utilizado. Quando o unimos com a gestão, estamos nos referindo à prestação de serviços que visa a simplificar o dia a dia de uma companhia.

Isso quer dizer que oferece soluções essenciais para as equipes executarem suas funções. Porém, não são atividades que fazem parte do escopo desses times.

Daremos um exemplo para você entender melhor. Imagine um grande escritório de advocacia, com mais de 100 funcionários. Para que cada pessoa possa trabalhar, é necessário que o espaço esteja higienizado, ofereça conforto térmico e proteção contra incêndios.

Mas não é um dos advogados contratados que possui a responsabilidade de deixar esses pontos preparados. A empresa precisa disponibilizar esses serviços e a melhor forma de fazer isso é contar com uma parceira especialista em gestão de facilities.

Visto que ela será responsável por manter todos os itens em ordem, fazer revisões frequentes, apontar falhas e evitar defeitos inesperados.Além disso, também pode abraçar serviços secundários, como recrutamento. Seu objetivo é oferecer mais segurança para os colaboradores e para o patrimônio, além de diminuir a sobrecarga de algumas equipes.

No dia a dia, acaba impactando positivamente todos os setores de um negócio. Porém, a terceirização das soluções costuma acontecer com mais frequência nas áreas de limpeza, portaria, climatização, manutenção de máquinas, sistemas de energia e de incêndio.

Por que contratar uma empresa de gestão de facilities?

Terceirizar as atividades-meio, aquelas que não são o foco de uma companhia, é uma tendência já consolidada no mercado. Visto que é possível alcançar maior eficiência, diminuir despesas e, ainda, contar com responsáveis qualificados. Abaixo, explicaremos mais sobre cada uma dessas vantagens. Acompanhe!

1. Redução de custos

Uma das grandes vantagens de externalizar o serviço de gestão de facilities é não precisar investir em cada profissional separadamente. Isso porque, para contratar um fornecedor para higienização, outro para manutenção de ar-condicionado e um terceiro para elevadores, com certeza, os custos seriam significativos. E nos casos de admitir novos colaboradores para essas funções, ainda seria necessário arcar com salários, benefícios, despesas de recrutamento, treinamento e admissão.

Agora, quando se contrata uma empresa para executar essa parte de infraestrutura, o investimento já é acordado na negociação. Assim, não existem sustos no fim do mês e pode-se prever os orçamentos.

2. Serviço especializado

Outro ponto fundamental é garantir a mão de obra qualificada. Afinal, a parceira escolhida terá experiência no ramo de facilities e oferecerá os melhores especialistas de cada área. Sem contar que conhecerá melhor a logística para resolver algum problema com assertividade.

3. Sem despesas inesperadas

Como gestor, você deve conhecer muito bem os efeitos negativos que um maquinário parado pode gerar. Na produção, ele paralisa o trabalho e atrasa a entrega. No escritório, atrapalha a produtividade e os resultados esperados.

Para não passar por esse tipo de situação, seu negócio precisa possuir manutenções frequentes. Assim, acompanha-se o estado de cada equipamento, tornando mais fácil encontrar falhas e resolvê-las antes de danos mais graves surgirem.

Com uma empresa especializada, você pode agendar essas revisões com cada profissional. Dessa forma, evita a interferência nas equipes e diminui os custos emergenciais que influenciam na saúde financeira da companhia.

4. Foco nos resultados

Imagine que o seu melhor vendedor precisa pausar as negociações com os clientes para resolver um problema interno, como um ar-condicionado pingando. Quantas vendas ele pode perder nesse meio tempo? Será que esse não era o momento de fazer uma apresentação persuasiva para ganhar aquele consumidor?

Com um gestão de facilities terceirizada, você mantém cada colaborador focado no resultado que precisa oferecer para a empresa. Sem desvios de atividades ou distrações que atrapalhem sua performance. Assim, sua equipe mantém o crescimento do negócio, enquanto a empresa contratada garante todos os serviços secundários funcionando perfeitamente.

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