A gestão de facilities é uma área adaptável às demandas. O que isso significa? Quer dizer que ela se molda às exigências a depender do tamanho, setor e objetivos do negócio em questão. No blog da EQS Engenharia, já falamos bastante sobre indústrias e empresas de forma geral. Agora, trataremos sobre esse serviço aplicado ao shopping. Os vários estabelecimentos dentro de um local, o horário noturno e outras características tornam os facilities para esse espaço um diferencial.
As tarefas vão desde a limpeza do ambiente e realização das manutenções até atendimento adequado e tarefas administrativas. Pode ser que pareça igual aos de outros negócios, mas, para garantir um bom trabalho, é necessário entender as particularidades. Neste artigo, falaremos disso e dos cuidados realizados. Aproveite!
Confira no blog: Gestão operacional de facilities simplificada com a EQS
Qual é a diferença da gestão de facilities para shopping?
Que a gestão de facilities é o gerenciamento e execução das atividades-meio, a fim de potencializar os lucros finais, nós já sabemos. Em relação ao shopping, esse objetivo não muda. Contudo existem algumas distinções na dinâmica por conta de questões únicas.
Elas podem ser o extenso horário aberto, o foco no lazer, a presença de pessoas de todas as idades e condições físicas, bem como tantos outros detalhes. Isso tudo pode parecer pouco, mas é o que vai garantir uma boa experiência para seu consumidor. A dica é: fazer a terceirização da gestão de facilities para oferecer qualidade e sem tirar seu foco das funções que trazem ganhos financeiros.
Saiba por que não contratar a empresa mais barata do mercado de facilities.
Agora, veja alguns pontos de atenção em relação ao shopping e como realizar os cuidados. Confira abaixo.
Funcionamento noturno
O funcionamento durante à noite já é uma particularidade. Isso significa se preocupar com a segurança nas entradas e saídas após escurecer, o que torna necessário sistemas de CFTV e uma equipe para proteção reforçada.
Presença de caixas eletrônicos
Outra questão que toca no assunto da proteção é a própria presença de caixas eletrônicos dentro do shopping. A realização de operações bancárias precisa de atenção para que os clientes se sintam seguros. Bem como não haver perigo de ocorrer delito na parte interna e externa.
Variedade de serviços
A grande variedade de opções oferecidas imprime um ritmo acelerado no shopping. É preciso atenção em todos os ambientes ao mesmo tempo. Na prática, isso significa mais funcionários, monitoramento e uso de automatização para otimizar o trabalho.
Mais áreas para limpar
É preciso constante limpeza nas salas de cinema, praça de alimentação e outros espaços comuns. Dentro das lojas, a responsabilidade é do proprietário, porém, no restante, é de quem administra o shopping. Afinal, imagina se o consumidor chega no local com a família querendo se divertir e dá de cara com um ambiente sujo. É provável que se sinta desconfortável e não queira retornar. E aí é uma perda que pode se multiplicar.
Foco no lazer
Diferentemente de companhias unicamente comerciais, o foco do shopping é o lazer. Portanto, é preciso organizar os serviços que tornam o lugar mais atrativo e útil para o público que busca esse benefício, como:
- disponibilidade de internet sem fio gratuitapara compartilhar a experiência. Isso também ajuda caso haja aplicativo de pagamento, de estacionamento e SAC on-line;
- banheirosprecisam estar sempre limpos, funcionando e preparados para receber crianças, pessoas com deficiência e para emergências;
- rampas e elevadores de acessibilidadepara cadeirantes, pessoas com dificuldade de mobilidade e carrinhos de bebês;
- local de achados e perdidos, a fim de facilitar a recuperação de objetos;
- estacionamentosextensos e bem sinalizados;
- carregadores de celularem vários pontos.
Tudo isso pode parecer muita coisa para a administração do shopping tomar conta sozinha. Mas não se preocupe! Existem empresas especializadas em gestão de facilities que assumem todos os serviços de infraestrutura, como a EQS Engenharia.
Assim, elas cuidam da manutenção predial, do patrimônio, do sistema contra incêndio, sistemas críticos de energia, da refrigeração, etc. Além disso, é quem fará as revisões a partir de uma rotina de facilities para evitar que imprevistos aconteçam e gerem gastos inesperados.
Por ser uma solução terceirizada, sua responsabilidade será contratá-la e acompanhar a execução do trabalho. As especificidades, contratação de pessoal e o monitoramento será todo da parceira. O resultado disso é menos gastos com tarefas burocráticas e mais tranquilidade na realização, sem contar o crescimento dos rendimentos. Isso porque a satisfação do cliente e imagem da sua empresa melhorará.
Como você viu, a gestão de facilities para shopping tem sim suas características próprias, mas nada que um bom serviço não resolva. Para ajudar a escolher a sua, indicamos o conteúdo “4 coisas que você deve verificar antes de contratar uma empresa de facilities”. Boa leitura!