Atualmente, é possível externalizar uma série de serviços dentro das empresas. Sejam as atividades-fim, que são entregues ao cliente, ou as atividades-meio, que não fazem parte do core business do negócio. Quando falamos da gestão de facilities, que compõem o segundo grupo, a contratação de terceirizados é mais indicada do que a mão de obra interna. Afinal, você não precisa arcar com custos trabalhistas ou preocupar-se com o desempenho desses colaboradores. E, ainda, garante profissionais especialistas para todas as demandas necessárias.

Contudo, nem sempre o processo de escolha e a própria relação entre uma companhia e a parceira funciona com êxito. Problemas de comunicação, atendimentos de baixa qualidade e gastos desnecessários podem acontecer. Por isso, neste conteúdo, apresentaremos os erros mais comuns e explicaremos como evitá-los. Confira abaixo!

Conheça os 6 erros mais comuns na contratação de terceirizados

Não faça a contratação de terceirizados sem entender detalhadamente os tópicos a seguir. Driblar essas situações ajudará sua companhia a conquistar os resultados esperados com a empresa parceira. Além disso, é uma maneira de abrir espaço para sua equipe trabalhar tranquilamente, com a efetividade necessária para atingir os objetivos e aumentar os lucros. Leia mais e aplique as boas práticas no seu dia a dia!

1. Não optar por empresas com mão de obra qualificada

Um dos principais motivos para realizar a contratação de terceirizados é garantir a mão de obra qualificada. Seja na hora de manutenções prediaisclimatização ou sistemas de energia. O mais interessante é que, com uma parceira, você tem alcance a profissionais especialistas em diferentes áreas.

Porém, esse é o cenário ideal e não o que, muitas vezes, é praticado. O gestor que não considera empresas que se preocupam com a excelência dos serviços acaba responsável por inúmeros problemas. Equipamentos que estragam, custos inesperados, dinheiro jogado fora, perigos para a infraestrutura e para os colaboradores são alguns deles.

2. Escolher parceiras que não utilizam tecnologia

É impossível negar que a tecnologia está presente em nossa rotina o tempo inteiro. Ela pode ser utilizada para agilizar processos, melhorar controles internos e externos, além de aperfeiçoar resultados. Mas, mesmo assim, muitas companhias de gestão de facilities continuam fazendo o gerenciamento das equipes sem esse auxílio. Utilizam papel, planilhas complexas ou, até mesmo, o WhatsApp, que não é recomendado para essa função.

Esse tipo de situação causa falhas na hora do atendimento ao cliente, na comunicação como um todo e na qualidade da entrega. Por isso, na hora da contratação de terceirizados, sempre escolha aqueles que são adeptos das inovações que oferecem mais performance.

A EQS Engenharia, por exemplo, utiliza o software ArenaGo que permite um acompanhamento em tempo real das rotas e do status das demandas. Sem contar que oferece contato direto com o cliente e o acompanhamento do histórico de manutenções de forma fácil.

3. Desconsiderar a experiência

Você prefere trabalhar com empresas que têm anos de mercado e inúmeros clientes satisfeitos ou com aquelas que não possuem provas da qualidade dos serviços? Provavelmente a primeira opção, certo? Dessa forma, antes de fechar o acordo, leve em consideração o tempo que a parceira existe, suas referências e consumidores realizados. Outro ponto importante é entender a adaptação às mudanças do segmento, para assim, garantir que possua tradição, mas também seja inovadora.

Também é interessante verificar as certificações em selos de qualidade, como o ISO 45001 ou 9001. Companhias que seguem essas normas tendem a oferecer trabalhos mais assertivos, além de colaboradores motivados e preparados para a demanda.

4. Contratar terceirizados que não possuem agilidade na implementação

Burocracia é quase um sinônimo de processos demorados, tediosos e ineficientes. Mesmo assim, muitos terceirizados ainda seguem trabalhando nesse formato. Esse cenário é inviável porque a contratação de uma empresa para ajudar nas atividades-meio visa o ganho de tempo e de performance. Por isso, não faz sentido escolher alternativas que vão gerar lentidão para iniciar o projeto ou resolver uma falha na produção, por exemplo.

É pensando nesse tipo de contexto que a EQS Engenharia tem como foco a agilidade das entregas. Isso porque sabemos que qualquer atraso ou redução de produtividade pode influenciar no faturamento do seu negócio.

5. Preferir serviços mais baratos

Bom, a grande parte dos gestores das companhias sabem bem que preferir serviços mais baratos, como diz o ditado, pode sair caro. Quando falamos da contratação de terceirizados, o cenário não é diferente. Afinal, você estará lidando com solicitações que impactam diretamente no desempenho dos colaboradores. Um ar-condicionado estragado pode atrapalhar as tarefas do dia e um sistema de incêndio que não funciona causa problemas ainda mais graves. Portanto, avalie o custo-benefício para o seu time ao invés do que é mais econômico.

Agora que você já sabe como fugir dos erros que atrapalham a contratação de terceirizados, que tal marcar uma conversa com a nossa equipeOs especialistas da EQS Engenharia podem explicar em detalhes como funcionará a parceria e os efeitos positivos para a sua empresa. Estamos te esperando!

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