Muitas questões cercam os gestores quando o assunto é a saúde da companhia. Como saber que a empresa precisa de manutenção predial é uma delas. Até porque, muitas vezes, a necessidade desse serviço só é notada ao começar as falhas na infraestrutura. Ou seja, quando é preciso desembolsar mais dinheiro para resolver problemas que poderiam ter sido evitados com revisão periódica.
A manutenção predial é sobre revisar, analisar e corrigir as instalações. Logo, é imprescindível atenção para o momento de contratar essa atividade. Entender isso ajudará a manter a integridade da empresa, bem como os equipamentos e todos os componentes físicos.
Para ajudar, listaremos algumas características que ajudarão a saber quando adquirir esse serviço. Continue a leitura do artigo e fique por dentro!
Leia no blog: Síndrome do Edifício Doente: o que é e como reverter
Como saber que a empresa precisa de manutenção predial?
Você já deve imaginar a resposta para a pergunta “como saber que a empresa precisa de manutenção predial”. A verdade é que, se sua empresa possui um espaço físico no qual se instala, a manutenção do prédio deve ocorrer. Ela vai garantir segurança ao edifício e economia de tempo e recursos, assim como preservação patrimonial.
Sem essa tarefa, a tendência é que uma quantidade maior de ajustes sejam necessários para recuperar o que foi danificado. Juntamente a isso, vem os gastos e mais tempo dedicado em vez das atividades-fim.
Pode parecer mero detalhe, mas, por exemplo, uma goteira consegue desconcentrar os colaboradores e causar danos aos materiais. Já a falta de segurança pode resultar em furto de objetos. Ainda, ares-condicionados quebrados ou sujos são capazes de causar doenças respiratórias e diminuir a produtividade. E nem precisamos mencionar todos os acidentes possíveis com um elevador sem os devidos reparos.
Essas são só algumas amostras que ajudam a perceber a importância de aderir à manutenção predial na organização. Visualizando todas essas questões urgentes, dá para ver como elas impactam no dia a dia dos funcionários, impedindo-os de usar sua capacidade produtiva ao máximo. Para a organização, isso significa menos lucros e ninguém quer passar por isso, não é mesmo?
Então, se você convive com essas questões e se identificou com as situações, é hora de investir em manutenção predial. É fundamental também conhecer os tipos de manutenção para saber quais são melhores para sua realidade. Eles se dividem em 3: preventiva, corretiva e preditiva. Conheça sobre cada uma abaixo, dessa forma, você saberá as características e possíveis implicações.
Confira: Como minimizar os custos de manutenção na sua empresa?
Quais são os tipos de manutenções?
- Manutenção preventiva: como o nome diz, são os reparos realizados antes dos danos ocorrerem. Isto é, previamente algum problema ou falha, agindo de forma a conservar. Ainda, tem como atividades principais as inspeções de instalações elétricas e hidráulicas. Bem como a avaliação de sistemas de segurança, instrumentos e outros.
- Manutenção corretiva: em contraposição ao anterior, ocorre quando o defeito já surgiu para evitar que a estrutura fique inutilizada. É importante ressaltar que ela coloca todo o prédio em risco, já que lida com a falha acontecendo. Isso pode comprometer sistemas essenciais da organização.
- Manutenção preditiva: ela reúne os dois tipos acima, visto que se inicia com o erro, porém é acompanhada periodicamente após ele. É chamada de preditiva, pois se trata da antecipação das demandas. Com isso, calcula-se o tempo de vida dos elementos físicos.
Vale dizer que a manutenção preditiva é altamente recomendada. Isso porque se trata de um processo planejado que ocorre a partir de análise e diagnóstico. É claro que envolve uma equipe próxima e um responsável por monitorar as demandas continuamente. Portanto, ter um profissional especializado em gestão de facilities para lidar com essa realidade é fundamental. Saiba como fazer isso no tópico a seguir.
Saiba os erros comuns na contratação de terceirizados e como evitá-los.
Já pensou em contratar uma empresa de gestão de facilities?
A manutenção predial faz parte dos serviços de facilities. Ou seja, tarefas essenciais para a estrutura, porém que não impactam diretamente o core business do negócio. Como mencionamos, uma empresa dessa área, como a EQS Engenharia, presta esse e outros serviços focados nas instalações.
E qual a vantagem? O alto grau de especialização e a economia com atividades burocráticas e de RH ― que aconteceriam em uma contratação interna para o cargo. O melhor de todos os benefícios é poder focar toda a força de trabalho da empresa no produto final e ganhar cada vez mais.
Relembre: Por que fazer manutenção predial com a EQS?
Aproveite esse conteúdo para, também, conhecer 5 benefícios de investir em engenharia e manutenção predial. E, para saber mais, continue acompanhando a página de novidades em nosso site.