Existem diversos serviços dentro do ambiente corporativo que alcançam alto desempenho quando executados por uma empresa de terceirização. A limpeza, manutenção predial, conservação, os sistemas críticos de energia, os reparos em equipamentos e outros facilities são alguns exemplos. Isso por conta de vários fatores, como o foco nas áreas específicas, profissionais experientes e um retorno rápido das demandas necessárias. Sem contar com a disponibilidade imediata para manutenções e emergências.
Bom, como gestor, você já entende claramente os motivos que levam a optar por uma empresa de terceirização. Contudo a decisão pode ser um pouco difícil, visto que há muitas questões a considerar. Desde o valor e funções, até o nível de experiência e a competência da parceira.
Para ajudar a deliberar, traremos algumas dicas. Aproveite o conteúdo e salve para compartilhar com o restante da equipe administrativa. Aproveite!
Saiba por que a EQS é a melhor opção para a gestão de facilities.
Confira 4 dicas para escolher uma empresa de terceirização
Quando o assunto é gestão de facilities, aderir a uma empresa de terceirização é um passo muito comum. Afinal, por ser o gerenciamento das atividades-meio, acaba não sendo o foco da organização, que direciona os esforços para as tarefas lucrativas. E isso não está errado! Até porque, como falamos antes, é melhor ter uma companhia para cuidar dessas demandas e, assim, deixar o ambiente nas condições ideais para que o time possa render ao máximo. Abaixo, veja 4 dicas para fazer a melhor decisão em uma empresa de terceirização.
1. Verifique se há boa capacidade de mobilização
Na prática, o que isso quer dizer? Pense nas manutenções de emergência, isto é, quebra de algum equipamento, falhas em computadores e outras ocorrências. Essas situações que fogem do normal levam a interrupção das atividades e, por consequência, na produção. Sem contar com o fato de que podem causar acidentes graves, dependendo de onde ocorrer.
Portanto, a empresa de terceirização precisa ter a capacidade de mobilizar técnicos rapidamente para realizar os reparos no menor tempo possível. Isso requer um quadro de especialistas à disposição assim que o problema aparecer, sem precisar esperar a disponibilidade. Afinal, seu negócio tem a necessidade de continuar operando.
2. Confira as normas e certificações
Uma forma eficaz de atestar a expertise ao prospectar uma prestadora de serviços é verificar se ela segue corretamente as normas de padronização. Aqui no Brasil é o caso da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Realizar um trabalho que obedeça aos padrões é fundamental e obrigatório.
Além disso, vale checar também os padrões internacionais, como as certificações ISO. Elas são eletivas, porém afirmam a qualidade a nível internacional e sua capacidade de atender clientes de múltiplos perfis. E pode ter certeza que essas são características importantes na hora de selecionar uma empresa de terceirização.
Leia no blog: Conheça a ISO 41001 e saiba o que ela representa na Gestão de Facilities
3. Acompanhe o cumprimento das leis trabalhistas
É fundamental sempre acompanhar o cumprimento dos direitos e pagamento dos tributos dos funcionários da terceirizada. Pode parecer que isso não é sua responsabilidade. Porém, caso a justiça encontre irregularidades relacionadas a esses temas, a sua parte será considerada omissa. Ou seja, assumirá a mesma culpa e terá que arcar com custos. Muita dor de cabeça e prejuízo financeiro, não é mesmo?
4. Consulte antigos clientes
Nada melhor para conferir se a empresa de terceirização cumpre os compromissos firmados do que falar com antigos clientes. Entre em contato com algumas organizações presentes para verificar a estabilidade da futura contratada. Pode haver uma preocupação quanto à opinião da empresa sobre isso, mas esse tipo de pesquisa é comum e é preciso se resguardar. Dessa forma, você saberá o que os materiais institucionais não trazem, mas que importam para tomar a decisão.
Como você viu, escolher uma empresa de terceirização requer alguns cuidados. Isso pode gerar um esforço maior no começo, mas será recompensado com uma parceria tranquila. A seguir, veja uma opção para terceirizar a gestão de facilities.
Conheça a opção certa para terceirização
Agora que você já sabe como definir corretamente sua parceira, pode conhecer a EQS Engenharia. Somos uma empresa especializada em gestão de facilities com um extenso portfólio de serviços oferecidos. Atuamos com segurança do prédio, atividades administrativas, conservação patrimonial, sistemas críticos de energia, sistema de sensores de incêndio, etc. Ainda, telecomunicações, climatização, manutenção dos equipamentos e limpeza. Ou seja, tudo para manter suas instalações impecáveis e otimizar o trabalho dos profissionais.
Veja serviços terceirizados com a EQS Engenharia.
Conheça cada etapa dos nossos mais de 30 anos de história e experiência neste link. Se tiver alguma dúvida ou quiser obter nossos serviços, entre em contato com a nossa equipe. Estamos te aguardando para oferecer todas as funcionalidades de uma empresa de facilities.