A terceirização consiste na transferência de atividades-meio para uma companhia externa. E pode ser realizada tanto por instituições públicas quanto privadas, a fim de otimizar tempo e voltar o foco para as atividades-fim. Portanto, quando chega a hora de fazer a contratação, é necessário se atentar para alguns cuidados na terceirização. Dessa forma, você terá certeza da melhor escolha e, por consequência, do funcionamento impecável na sua rotina corporativa.
Ao pensar nas exigências de nossos clientes, elaboramos algumas dicas para esse momento. Elas envolvem desde a análise de diversas opções até as ferramentas utilizadas pela prestadora. Confira, neste artigo, os 3 principais cuidados na terceirização. Boa leitura!
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Cuidados na terceirização: conheça os principais
Escolher terceirizar as atividades-meio, ou facilities, é uma decisão inteligente. Isso porque ajuda a economizar com admissões, compra de materiais e outras questões burocráticas. Além disso, direciona o foco da gestão para o core business, impulsionando a produtividade. Sem contar, é claro, com a cereja do bolo: ter à disposição vários profissionais qualificados para cuidar das atribuições sempre que necessário. Você ainda pode conferir todas as vantagens no artigo “Terceirização: as vantagens absolutas da prestação de serviços”.
Para aproveitar tudo isso, é preciso ficar de olho em alguns pré-requisitos para ter certeza que a escolhida é a certa! Afinal, você não quer investir em uma solução que acaba gerando diversos problemas, não é? A seguir, confira os 3 cuidados que você precisa tomar na hora de escolher a terceirizada.
1. Analise o custo-benefício
Essa parte deve ser feita ainda na busca de uma parceria. Pesquise a fundo e liste as principais opções que realizam gestão de facilities na sua área. Mas, lembre-se, não contrate a empresa mais barata do mercado de facilities. A dica aqui é: pense no custo-benefício. Pensar só o preço pode gerar decepção e, possivelmente, muita dor de cabeça.
Imagine contratar a mais cara porque, supostamente, a qualidade é proporcional ao valor, mas, no fim, é só propaganda. Ou, até mesmo, selecionar a de valor mais baixo pois não quer gastar muito e resultar em uma infraestrutura fragilizada. Instalações sujas, máquinas e equipamentos com defeitos, falta de segurança e ares-condicionados com excesso de poeiras são só algumas das consequências.
Conheça 5 cuidados na contratação de facilities.
2. Confira o quadro de funcionários e sua situação
Bom, se está à procura de uma prestadora de serviços, provavelmente, também está contando com a expertise nas atividades-meio que vem junto. Até porque, como falamos antes, com esse tipo de organização, encontram-se pessoas experientes e qualificadas de muitas áreas. E sabemos que, mesmo que possua a maior estrutura ou as melhores ferramentas, o verdadeiro capital de uma empresa são as pessoas.
Por isso, para ter certeza que a verba destinada está sendo bem usada, conheça a equipe. Tanto a administrativa, que cuidará da parceria e solicitações, quanto a de campo. É ela quem estará presente no dia a dia e resolverá possíveis emergências. Verifique também suas áreas de especialização. Ainda, caso julgue necessário, veja as formações específicas, como cursos técnicos e Normas Reguladoras (NR).
Outra questão importante para checar em relação aos colaboradores, é a própria conduta da empresa em relação a eles. Todos estão regularizados? Esses profissionais têm os direitos trabalhistas pagos? Os que atuam em situação de insalubridade têm acesso aos EPIs adequados e recebem adicional? Será que os tributos estão sendo quitados? Todas essas perguntas ajudam a entender melhor a conjuntura, que precisa ser ética. E, além disso, caso haja irregularidades, podem respingar na contratante.
3. Saiba se utiliza inovação tecnológica
No atual universo corporativo, não há como continuar relevante sem aderir à tecnologia. Ela já deixou de ser um diferencial e se tornou um pré-requisito. Até porque uma companhia que dispensa esse tipo de inovação não demonstra agilidade para mudanças. Ou seja, não tem pressa em avançar na metodologia ou em potencializar as características que aumentam a satisfação do cliente.
Ainda, muitas vezes, ela age de forma mais lenta, pois não realiza monitoramentos ou comunicação on-line. E, quando uma emergência ocorrer na sua companhia, como um incêndio, você quer o serviço o quanto antes, não é mesmo? Assim, uma terceirizada com suporte tecnológico age rápida e assertivamente, ao mesmo tempo que otimiza as etapas das atividades-meio.
Neste conteúdo, mostramos somente alguns dos cuidados na terceirização. Você pode conferir mais em “5 cuidados na contratação de facilities”. E ainda conhece mais sobre o trabalho da EQS Engenharia ao ver os serviços terceirizados oferecidos e as vantagens de atuar com a gente. Até a próxima!